Pular para o conteúdo principal

´Freud lê... Ondjaki: "A vida comum"


Quanto tempo ausente e longe da escrita, quase 2 meses, os dias se encheram de afazeres e acabamos deixando este espaço de diálogo em pausa, como se fosse possível, parar de puxar o fio que conduz nossa vida e voltar lá, onde deixamos um nó para desatar. E que nó ficou aqui para desatar!
Falamos nos outros textos de sonhos, desejos, do que nos move e agora só queríamos falar da vida. Que difícil escolher um texto específico quando se quer falar do dia a dia, da vida que se constrói a cada pulsão.
E, em meio a tantas histórias, voltei àquelas sobre a infância e o olhar da criança, afinal "a vida acontece muito de repente˜, como afirma Ondjaki no conto "O último carnaval da Vitória", do livro Os da minha rua.
Essa ideia do de repente da vida junto com vários acontecimentos recentes nos fez pensar no que é a vida e, nesse preâmbulo, encontrar um pouco desse sentido na voz do menino narrador de Ondjaki nos trouxe um certo alento: "A vida às vezes é como um jogo brincado na rua: estamos no último minuto de uma brincadeira bem quente e não sabemos que a qualquer momento pode chegar um mais velho a avisar que a brincadeira já acabou e está na hora do jantar".  
No conto, essa imagem de estarmos no meio de algo que de repente se desfaz aparece nas brincadeiras do menino, mas isso pode acontecer no meio de um trabalho, no meio de um relacionamento. E exatamente no meio de algo que nem previmos somos chamados a perceber que a vida acontece no viver.
Quantas pessoas procuram, no consultório, reconhecer a vida que desejam/sonham naquela que vivem de fato. Essa relação entre realidade e ilusão é uma das mais caras dentro do processo terapêutico: como nossas escolhas nos encaminham para a vida que de fato queremos. Freud afirmava que aquilo que mais negamos é o que mais desejamos, mas ainda não reconhecemos conscientemente.
Além disso, ele dizia que, no princípio, palavra e magia eram a mesma coisa, ou seja, acreditar que a palavra materializa o que a vida que se vive é algo já previsto dentro da Psicanálise. Quantos ainda temem o poder que palavra pode ter e outros ainda que a usam como bálsamo para ir ao encontro da vida fantasiosa que criaram.
Recuperar a infância na literatura é mais do que presentificá-la, é também recriá-la a partir de uma memória já preenchida da vida do presente. Como foi para o narrador deixar de viver o "Carnaval da Vitória"? Hoje ele nos conta a partir de suas reflexões de adulto, de alguém que olha para o passado e recria o que não é possível completar com o consciente.
A palavra constrói essa memória de infância que se faz na e pela leitura. Nesse sentido, a leitura literária nos auxilia na construção de sentidos diversos aos nossos, e mais do que isso, nos ajuda na construção de nossa alteridade, a ler o outro, sendo uma forma de nos ler também.
Em nossa infância, alguns acontecimentos vão nos ensinando que existem algumas coisas fixas na vida, a escola, a viagem de férias (quando é possível), o almoço em família, o final de ano. Mas, ao longo de nossa vida, vamos sendo convidados a tantas outras vidas: morar fora do país, casar mais tarde, não casar, ter filhos, morar sozinho, escolher uma carreira, e, além disso, ser bem sucedido, além da carreira, pensar no lazer, ter um tempo livre, praticar exercício, e esse texto poderia ter páginas e páginas se fôssemos listar tantos convites que recebemos. Então a questão é pensar: como escolhemos?
Este texto nasce da dúvida do momento que estamos vivendo, fomos pegos de surpresa no que parece ser uma virada do mundo, seja no aspecto ético, mas sobretudo, no aspecto humano.
A palavra tão cara e motivadora deste espaço demorou a sair, pensei que fosse pelo número de afazeres, mas vejo que tento encontrar na literatura palavras que, segundo a romancista Jeanette Winterson, possam ser remédios que curem a ruptura que a realidade vem provocando na imaginação.

Gláucia Gotardo Luiz.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Amar sem medo

Quanto tempo longe da palavra escrita! Com tantas coisas para dizer, mas longe da página em branco há mais de um ano. Meu último texto falava sobre mudanças. E quantas ocorreram neste último ano! Uma delas foi o fim de um relacionamento de 10 anos. Demora para aquilo que a gente sente se transformar em ação. E demora mais um pouco para virem as palavras que nos ajudam a elaborar o fim e abrir caminho para o novo. Mudanças que estiveram acompanhadas do medo. Hoje quero retomar esse blog tratando desse sentimento que nos domina, nos aprisiona e mais do que tudo nos paralisa. Sabemos que o medo tem uma função biológica fundamental: nossa preservação, mas ele também nos afasta dos nossos desejos mais bem guardados. E quero falar de desejos: quantos desejos castrados, trocados ou mesmo latentes. Alguns estão aí por medo, ou como preferem alguns, por falta de coragem.  Recentemente estava lendo "Medo Líquido" de Zygmunt Bauman, lá ele falava sobre o nosso medo da i

Fios e linhas

        Há alguns anos faço parte da comissão julgadora do Concurso Literário “Vida Iluminada”, promovido pela Associação Unimed Mulher. É um concurso para pessoas com deficiência visual, com cegueira ou baixa visão. A cada ano os textos surpreendem pela forma de ver a vida. E a escolha do verbo “ver” é fundamental aqui, pois aqueles que por algum motivo não conseguem ver falam muito de como veem a vida e das cores que ela tem. É emocionante ler os textos e reconhecer as vozes que esperavam para ser evocadas, sejam lembranças vividas ou  um futuro desejado. É emocionante ecoarem vozes a partir do contato com o texto literário e reconhecer que a literatura toca o sensível e o humano em cada um de nós. Linhas que se somam à nossa malha da vida, linhas que se rompem por diferentes motivos, mas que  constroem como e quem somos. A moça tecelã traz em si a voz de tantas histórias da tessitura da vida, de mulheres que teceram para construir quem eram, para aguardar amores. Além da tessitura

Freud lê… Bartolomeu Campos Queirós: "Por parte de pai"

Desde que começamos este espaço temos falado de memórias, de sentimentos vivenciados a partir delas ou apesar delas. Hoje quero retomar a figura do avô presente em outra obra de Bartolomeu Campos Queirós, o avô paterno, por quem o menino-narrador tem tanta admiração e afeto. O avô da obra “ Por parte de pai” é quem ensina o narrador a registrar o mundo por meio da escrita. Era a partir das histórias escritas pelo avô que o menino ia relendo a vizinhança, os vizinhos, os pequenos e grandes acontecimentos que eram registrados pelo avô nas paredes da casa, tudo o que acontecia na pequena vila onde moravam, como uma necessidade de imobilizar a vida: "Usava todas as janelas da casa, apreciando os quatro cantos do mundo, sempre surpreso, descobrindo uma nova cor, um novo vento, uma nova lembrança. Havia tanto mundo para ver, dava até preguiça, diz ele. Uma coisa meu avô sabia fazer: olhar. Passava horas reparando o mundo. Às vezes encarava um ponto no vazio e só desgrudava q